domingo, 17 de maio de 2020

Aquisição consciente de carro

Necessidade de comprar um carro


A ideia da postagem surgiu depois da leitura do post do Pinguim Investidor, como comprar um carro de maneira inteligente.

Antes de tudo, a análise da necessidade da compra de um carro deve levar em consideração o nível de renda da pessoa, as condições da cidade ou do local onde reside e o uso que será demandado desse carro.

A realidade de um jovem solteiro que precisa se deslocar ao trabalho ou faculdade é diferente da de um pai de família que precisa deixar crianças na escola e esposa no trabalho. A realidade de uma cidade do interior é diferente de uma cidade grande, que, além do transporte público, tem grande oferta de viagens por aplicativos, porém tem também o fator trânsito nos horários de pico.

Morar perto ou longe do trabalho, da escola, do mercado, da farmácia, do hospital, da academia, além das condições de saúde da pessoa ou da família também são fatores abordáveis para avaliar a necessidade de compra de um carro.

Cidades maiores dispõem de aplicativos de viagem (Uber, 99, Cabify etc) e há também a opção de alugar um veículo. Porém, a opção por aplicativo, aluguel ou carro próprio vai depender muito do contexto de vida de cada um, dos gostos pessoais e de quanto a pessoa pode disponibilizar para os custos com transporte.

Aplicativos geram a dependência da atuação de terceiros, assim, podem ocorrer atrasos ou transtornos que não seriam causados caso se utilizasse um carro próprio. Aluguel de veículos eu desconheço se é vantajoso financeiramente.

Há também as pessoas que gostam de carros, os entusiastas, que trabalham e gostam de se proporcionar um pequeno luxo por meio de seus veículos.

Também coloco o fator experiência ao volante. Na minha opinião, homem tem que saber dirigir e dirigir bem. O cara que não dirige acaba por perder as habilidades, e fica feio ver marmanjo que não sabe fazer baliza ou que deixa o carro morrer em qualquer subida.


Cabaço no volante

O tempo de utilização do carro adquirido também deve ser estimado. Uma utilização por pelo menos 4 ou 5 anos é um parâmetro razoável, pois muitas marcas oferecem um período de garantia de até 5 anos, e são diminuídos os custos com depreciação, que é mais acelerada no início da vida útil do veículo. Quem troca de carro a cada 2 anos acaba sofrendo muito mais com desvalorização.

Entretanto, considerando que um carro é um passivo, a compra consciente do veículo deve levar em conta os gastos necessários para a aquisição e para a manutenção em contraposição aos benefícios proporcionados.

Comprar Carro 0 Km ou carro usado?


A escolha pelo modelo do carro depende de quanto dinheiro a pessoa tem e de quão urgente é a compra. Do ponto de vista financeiro, a compra à vista é sempre a melhor escolha, porém nem sempre a pessoa tem dinheiro suficiente ou a paciência de esperar meses para acumular o montante.

No caso da compra do carro 0 km, o pagamento à vista nem sempre é o mais vantajoso. Os vendedores ou concessionárias não têm vantagem em vender um carro à vista e nem sempre darão algum desconto, pois eles preferem vender financiamentos.

Apesar de uma dívida não ser o ideal, podem existir condições interessantes: já vi opção de venda de carro 0 km com uma entrada expressiva (60% ou algo aproximado) e parcelamento do restante em 12x a 48x, com juros de aproximadamente 0,6% ao mês.

No caso dos carros usados, há alguns riscos envolvidos: carros batidos ou de leilão maquiados sendo vendidos pelo valor de um carro impecável; carros com problemas mecânicos crônicos; carros com manutenção ruim dos antigos proprietários; restos de rico com manutenção e peças caras.

Melhor andar a pé do que comprar uma carroça cheia de problemas

A escolha por um carro usado demanda maior conhecimento e experiência para que seja efetuada uma boa aquisição. O ideal é que o comprador entenda alguma coisa sobre mecânica ou sobre o veículo que pretende adquirir ou que tenha um bom e confiável mecânico, pois a manutenção pode pesar no bolso.

A compra na garagem tende a ter uma negociação difícil, pois os donos da garagem dificilmente irão vender um carro bom pelo preço muito abaixo da FIPE, a margem de negociação é menor. A compra de particulares pode ser mais interessante, pois é possível identificar o uso e a manutenção do veículo e é possível obter melhor margem de negociação, ressalvados riscos de golpes financeiros ou até de assaltos.

Conhecimento sobre o mercado para filtrar os modelos


Para o uso racional dos recursos com transporte, caso haja realmente a necessidade de comprar um carro, é necessário escolher o modelo com inteligência.

Penso que, caso se prefira comprar um carro novo, a escolha por um Hatch compacto popular é a mais adequada, pois são mais baratos, têm peças mais baratas, consumo mais barato, seguro mais barato e são mais fáceis de revender. Comprar o SUV da moda ou o Hatch/Sedã médio, caso não seja um entusiasta de algum modelo específico, servirá só para impressionar o vizinho/parente ou para inflar o ego, e custará bem mais caro.

Penso que é importante escolher um carro que seja fácil de manter e fácil de vender depois. Isso envolve até a escolha da versão e da cor do veículo. Escolher a versão mais barata pode dificultar um bom preço de revenda posteriormente, assim, talvez seja melhor pegar uma versão intermediária, melhor equipada, porém sem exageros e sem opcionais desnecessários.

Vindo com um kit dignidade e retrovisores pintados já está de bom tamanho. Nada de escolher cor amarela, laranja ou verde. Um carro discreto de cor branca, cinza ou prata vai ser fácil de revender. É bom evitar o preto e o vermelho, pois são difíceis de manter e deixam riscos, manchas e sujeiras mais aparentes, além do preto esquentar muito.

Escolher uma marca bem conceituada e consolidada no mercado também é a melhor escolha. Carros franceses/chineses têm histórico de desvalorização alta, carros japoneses tendem a desvalorizar menos, porém custam mais caro. Dentro da realidade do mercado, o jeito é não fugir muito do tradicional: Chevrolet, VW, Hyundai. Fiat e Ford não gosto muito e considero que têm produtos inferiores aos concorrentes, sem que o preço seja inferior, mas é impressão pessoal.

Estamos no Brasil. Não tem muito pra onde fugir.

Quanto aos carros usados, o leque de opções é muito maior, mas é bom ter cuidados na hora da compra. A quilometragem é um parâmetro importante. Perto dos 60 mil km é necessária uma manutenção maior e mais cara, então no preço de compra deve ser considerado o valor dessa manutenção para abater da FIPE.

Carros com quilometragem muito alta, acima dos 100 mil km, podem ser perigosos, pois com esse nível de utilização podem apresentar diversas peças desgastadas e comprometidas.

Numa perspectiva ideal de compra de carro usado, é interessante encontrar algo em torno de 40 mil km, máximo de 4 anos de uso e que seja de único dono ou no máximo de segundo dono.

A escolha por um câmbio manual ou automático também deve ser levada em consideração. É importante pesquisar sobre alguns modelos específicos para detectar possíveis problemas: Focus com câmbio automático powershift tem péssima reputação, Ford Fusion automático também já vi parado na oficina com câmbio travado, Fiat com câmbio duallogic também é mal falado, já vi câmbio automático de Golf quebrar e dar perda total da peça, enfim, é importante estudar sobre os modelos e versões antes de fechar negócio. Câmbio automático em carro usado envolve riscos maiores, já que se quebrar, o custo para consertar é quase igual ao valor do carro e pode não ficar bom.

Carro usado que seja difícil de revender é um problema também. Penso que é importante considerar o fator de revenda, pois a aquisição racional de um carro o vê como um objeto para satisfazer a necessidade de transporte, não como um item de satisfação pessoal, como a visão do entusiasta. Carros franceses e chineses tendem a ser mais difíceis de revender. Pessoalmente, não gosto dessas marcas, já que, apesar de os carros serem bonitos e com bom acabamento, demonstram uma certa fragilidade e custam caro para arrumar, o que explica a dificuldade de revenda.

Os chamados restos de rico, talvez não sejam a melhor opção para aquisição. Apesar de muito atraentes, pois são carros de luxo pelo preço de um populixo de plástico novo, podem dar muita dor de cabeça se a pessoa não for capaz de arrumar boa parte dos problemas possíveis do carro sozinha. As peças são mais caras e mais difíceis de encontrar. Restos de rico são uma opção para entusiastas, não para o trabalhador que usará um carro para o dia a dia.

Conclusão


Supondo que a pessoa tenha decidido pela necessidade de compra de um carro, penso que boas aquisições seriam as seguintes:
Se não tenho dinheiro suficiente para pagar um bom carro à vista e preciso de um carro, interessante consultar as opções das concessionárias para negociar um carro novo, lembrando que o ideal é não fazer dívida para comprar um passivo, então é melhor juntar mais dinheiro ou rever a real necessidade da compra.
Tenho dinheiro para comprar um populixo à vista e quero um carro novo: eu prefiro ir de marcas mais consolidadas e com veículos com boa aceitação no mercado: Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix. Fiat Argo é um pouco mais caro e considero os concorrentes melhores, Ford Ká também não me agrada e Ford tem manutenção mais cara, Toyota Etios tem o preço muito alto, Nissan March não sei se a marca oferece bom suporte, Renault, Peugeot e Citroen têm alta desvalorização, Fiat Mobi e Renault Kwid não cogito, pois são muito básicos (mais básicos do que os populixos).
Tenho dinheiro para comprar um carro usado à vista: penso que seja interessante procurar anúncios de particulares, com cuidado para não cair em golpes, já que há opções de carros muito bons com preços interessantes: além dos populares HB20 e Onix, dá para encontrar Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cobalt e Prisma, talvez até o Jeep Renegade, o ano e versão dependem do bolso do comprador.

6 comentários:

  1. Compre um Corsa Wind 1.6 e seja feliz! Livre de IPVA, anda bem, econômico demais por ser bem leve, não sofre em subida como um 1.0, acha peça até na padaria. Tudo isso por no máximo 10k.

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    Respostas
    1. Meu primeiro carro foi um corsa, pena que bati de frente e não sobrou muita coisa. Depois disso fiquei um bom tempo apé até juntar dinheiro pra comprar outro hehe

      Mas um carro bem bom pra começar. Meu segundo foi um Celta 1.4, esse era top, vendi por 12k na época, acho que deveria ter ficado com ele pra reserva, financeiramente seria um erro, mas pelo preço que vendi acho que o custo benefício até compensava.

      Hoje tenho um Linea Absolute 2012, paguei 35k a vista a uns 3 anos, hoje a FIPE está uns 28k, é um carro de luxo, completão, muito bonito, mas infelizmente nos últimos dias tive gastos não previstos com ele, eixo trincado, se foi 3k nessa brincadeira, e o IPVA sempre na faixa dos 900 reais, até 1k.

      Acho que está na hora de trocar de novo, agora estou pensando em pegar um carro popular, tipo hb20 ou coisa parecida, de no máximo 5 anos de uso.

      Carro é um luxo, mas depois que você se acostuma é difícil viver sem, hoje não me vejo mais andando 20 minutos na chuva e no frio pra ir trabalhar. Ia passar gripado, e em tempo de COVID, saúde é prioridade.

      Ainda mais se acontecer uma emergência, carro é super importante. É um conforto que vale a pena, no meu ponto de vista. Imagina ir a pé fazer o rancho? complicado.

      Abraços!

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    2. HB20 é uma opção legal. Tem muito no mercado, fácil de achar peças e de manter, o projeto foi feito para o Brasil, então é bem adaptado às ruas brasileiras. Um dos contras é que é visado por ladrões, então o seguro é um pouco mais caro que dos concorrentes.

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  2. Eu comprei um carro no inicio de Fevereiro e não me arrependo. Carro na casa dos 45k, 2016, muito bem conservado, paguei o preço de tabela, mas compensou.

    Financei 20k dele e já terminei esse financiamento.

    Oque eu digo é o seguinte, eu só comprei porque tenho uma certa estabilidade e porque meu pai me deu o aval, aconselhou-me a comprar.

    Se não, não tinha comprado! Acredito que no começo da vida do cara, quanto mais dinheiro ele economizar e acumular melhor. Depois que esse dinheiro já estiver bem investido e dando uma renda boa mensal, acho válido entrar em um carro.

    O Conforto e a comodidade que ele proporcionar é muito bom, ainda mais para mim que gosto.

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  3. Eu acabei de fazer o contrário, acabei me desfazendo do meu carro rsrs
    Até agora 0 arrependimento (mentira, fazia uma diferença boa na hora de fazer as compras do mês, mas isso é contornável)

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